terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Seu problema é do tamanho da sua força para vencer!

Você conhece o tamanho da sua força interna?

Estudando o comportamento humano vemos que uma pessoa que resiste à uma mudança, mesmo consciente de que isso trará maior prazer e satisfação para sua vida, nega e mostra milhões de motivos aparentemente convincentes e acaba se limitando no valor da auto-capacidade de resolver e de crescer.

Pela psicologia conhecemos por zona de conforto ou ganhos secundários. É diagnosticado quando uma pessoa deixa de procurar obter a mudança por medo e/ou por ter alguma vantagem em permanecer naquela situação. Aproximar ou manter pessoas por perto, receber atenção, compaixão, deixar de fazer o que não quer, motivo para qualquer falha pessoal, etc.

Os medos básicos explicam esse mecanismo de defesa do inconsciente. Mesmo que a pessoa saiba que sua conduta é errada e que seus ganhos não se comparam à realização de resolver e se libertar, tudo vai somatizando em seu corpo deixando a sensação de mal-estar que é a própria sabotagem da mente. Esse comportamento é mantido inconscientemente, ou seja, sem percepção da própria sabotagem e da responsabilidade pela criação daquilo.

Os quatro medos básicos são:
Medo do abandono;
Medo de perder;
Medo de enfrentar;
e medo da morte.

Todos nós possuímos em algum grau os medos, ocultos ou não, e vários mecanismos de defesa. Esse é mais um motivo para jamais julgar uma pessoa pelos seus erros e aprimorar nossa paciência e ternura para sentir compaixão e tentar ajudar quem quiser ser ajudado com Inteligência Emocional. É preciso também compreender e respeitar o tempo de maturidade de cada um, que é diferente conforme a conduta, educação, modelos de vida, etc.

O desapego é essencial para não se prender nem se frustrar quando alguém ainda não está pronto para aprender a sua lição pessoal. Desapego não é abandono, não é negligência. Desapego é consciência, compreensão e respeito!

Mas no final das contas, nada acontece por acaso... Todas as coisas que nos acontecem são do mesmo tamanho de nossa força interna, tudo porque essa força é direcionada para o Universo atraindo pessoas e situações na mesma frequência vibracional.

Quanto maior o seu problema maior a sua capacidade de filtrar energias, de absorver e transformar.
Aprenda, por meio do amor e da aceitação, a transformar as coisas para outros meios e fins criativos que te tragam bem estar e que ajude também outras pessoas.

Se você é uma dessas pessoas com grande resistência, gênio difícil, cabeça dura, que pouco aceita novas ideias e pouco aprova mudanças, tente usar sua força para caridade, aconselhamento, serviços comunitários, qualquer tipo de terapia ou trabalhos humanitários construtivos que façam fluir sua energia para o crescimento e expansão.

Acredite que a força do Universo está com você, mesmo às vezes diante da ingratidão ou com a falta de reconhecimento. Você faz a sua parte e harmoniza sua mente e seu corpo. Vai se surpreender com a sua potencialidade de criar, transformar e beneficiar tudo e todos ao seu redor.

Tenha a humildade de reconhecer suas qualidades e valores e seja paciente com o seu tempo de aprender. Saiba que quanto mais ternura cultivar em seu coração, maior vai se tornando a sua força interna para vencer, conquistar e se realizar. Tudo muda, seja pela dor ou seja pelo amor. Mude-se pelo amor! Deixe seu exemplo e crie a flexibilidade para se renovar perante seus desafios.

"Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida."




2 comentários:

  1. Ótimo artigo Babi ! Muitas pessoas tem essa dificuldade de renunciar o ego, e enxergar o que realmente eh valido na vida, e que não adianta "bater na mesma tecla" pois cada um tem seu ritmo nessa evolução, que eh muito importante esse respeito, para que nós e o próximo evolua.

    Namaste!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu artigo! Estava navegando pela web procurando temas relacionados ao que escreve e vim parar no seu blog. Gostei muito pois são assuntos que estudo também. Sou Numerológa e totalmente ligada nas leis do universo.

    Uma grande abraço,

    Danielle Jaccoud

    ResponderExcluir